Vale Europeu

 

Roteiros Especiais

Vale Europeu

Parceiros e Selos

 

Aventura Segura   Turismo Brasil

Abeta - Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo

Brazilian Adventure Society

 
Boletins

Em 19 de janeiro de 2012 a Ativa Rafting Grande Floripa em mais uma de suas ações sociais recebeu a visita de alunos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, um programa Federal em parceria com o Município de Santo Amaro da Imperatriz para a prática do Rafting Aventura.
Segundo o Governo Federal, “O PETI é um Programa do Governo Federal que visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que freqüentem a escola e atividades sócio-educativas.” (BRASIL, 2007, p.2).
O PETI de Santo Amaro da Imperatriz (SC) possui estes mesmos objetivos. Iniciou suas atividades em 2005 durante os períodos matutino e vespertino, atendendo quase duas centenas de crianças de todo o município, sendo o ambiente físico no total 300m² localizado no Parque de Exposição Estefano Becker, Rua Natividade. Sua área é subdividida em três salas de aula, sendo uma sala reservada para o aprendizado da informática possuindo 8 (oito) computadores. Possui também um refeitório, uma cozinha, 2 (dois) banheiros, uma lavanderia, um pátio utilizado para práticas corporais e um escritório.
“Esse Programa é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é desenvolvido em parceria com os diversos setores dos governos estaduais, municipais e da sociedade civil” (BRASIL, 2007, p. 2).
E o Programa enfocado não escapa à regra. Primeiramente, o corpo docente é mantido pela Secretaria da Saúde do Município, enquanto os materiais utilizados nas atividades são adquiridos via verbas federais, específicas do PETI.
O corpo docente é composto por 5 (cinco) professores em cada período. Lembra-se que a função do PETI não é ensinar os alunos, mas, sim, auxiliá-los nas dúvidas vigentes (já que em outro período do dia permanecem na escola), a fim de não permití-los à exposição ao trabalho infantil. Por isso, o quadro docente não contempla todas as áreas de ensino, mas possui diversas para as diferentes atividades e apoio pedagógico (reforço escolar e realização dos deveres).
Atividades de colaboradores são exercidas com freqüência no PETI, como a realização de consultas psicológicas e fonodiológicas às crianças assistidas e a realização de teatros de visitantes ao município.
 Atualmente o PETI oferece as seguintes atividades a seus alunos: Apoio escolar, Inglês, Informática, Educação Física e Taekwondo. 
No mês de janeiro quando as crianças se encontram de férias o PETI desenvolve a colônia de férias, onde oferecemos passeios e atividades diversificadas necessitando de parceiros e apoiadores. Neste ano a Ativa Rafting proporcionou as crianças a prática do rafting, esporte que é destaque no município. As mesmas ficaram encantadas e até comentaram ser o melhor passeio já realizado pelo PETI, o que nos deixou muito felizes.
Em agradecimento, os professores organizaram um café colonial e ofereceram aos condutores da Ativa Rafting que trabalharam de forma voluntária para atender às crianças que fizeram a atividade.
Responsáveis:
Secretário de Assistência Social de Santo Amaro da Imperatriz -SC - Wilson Alexandre Mello
Coordenadora Pedagógica do PETI - Alessandra Krautz Coelho
 

 
 

América do Sul

 
 

Viagens em grupo ou

individuais!

 

Boletim de Notícias

Obrigatório *